top of page

 Mais Brilhante que Mancha de òleo Boiando no Córrego

capa.jpg

Vencedor do edital PROAC-2019 de criação e publicação de obras literárias, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, o livro “Mais Brilhante que Mancha de Óleo Boiando no Córrego” é uma coletânea de contos que examina as relações micro e macropolíticas, conflitos e tensões que se desenvolvem no cotidiano de uma megalópole como São Paulo, assim como as subjetividades sufocantes decorrentes deste contexto.

 

As histórias discutem — direta e indiretamente — questões referentes ao machismo, padrões de masculinidade e violência doméstica; racismo e xenofobia; conflitos de classe; acesso à moradia e problemas urbanísticos; e outros temas da mesma esfera. Os temas abordados são delicados, mas também urgentes, e dizem respeito a toda sociedade.

Se as questões políticas e sociais são o fio condutor temático dos textos, a exploração da linguagem é a característica que garante inovação estética à obra.  Cada texto possui um ritmo e estrutura diferentes, oscilando entre espectros da prosa que vão desde o realismo cru até o lirismo absoluto, com ampla exploração de recursos sonoros, sinestésicos e imagéticos.

Deste entrelaçamento entre poética e política, entre lírico e grotesco, surgem cenários e personagens marcados por um sentimento intenso de deslocamento, angústia, solidão e revolta, mas também em busca das pulsões de vida e possibilidades libertárias das pequenas ações.

O livro foi publicado em novembro de 2021, e pode ser adiquirido pelo site da Editora Patuá ou entrando em contato diretamente com o autor pelo e-mail zuni.plinio@gmail.com

 

governosp.png
proac.png
bottom of page