top of page

PLÍNIO ZUNI

Cursei jornalismo até a desilusão, e em seguida ingressei na faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, na qual me graduei no ano de 2019. Entre indas e vindas, me dediquei por mais três anos aos estudos de língua e literaturas árabes. Durante esse período, movido por perdas, pedras, política e poesia, embarquei para a Palestina, onde trabalhei com projetos sociais concernentes ao último grande conflito colonial do século XXI. Ao longo de um ano e meio, estive na Palestina duas vezes, num total de seis meses, escrevendo um projeto de iniciação científica e trabalhando como coordenador  de um programa educacional para estudantes brasileiros. Após esse período, me mudei para o Egito por um ano, para aperfeiçoar os estudos e vivências. À beira do Nilo, escrevi alguns artigos sobre cultura e política do Oriente Médio, publicados no meu extinto blog “Descolonizações” e também em diversos outros veículos, como os sites Opera Mundi, revista Viento del Sur e o portal Brasil247, no qual fui colunista fixo por mais de um ano.

 

Em 2018 fui aprovado para a turma de Prosa Ficcional do programa CLIPE — Curso Livre de Preparação do Escritor —, promovido pela Casa das Rosas e, no ano seguinte, cursei também o módulo Poesia. Ao longo destes dois anos, estudei com autores de peso, como Luiza Romão, Marcelo Maluf, Diana Jukes, Fabio Weintraub, Sheyla Smaniotto, Bruno Zeni, Rafael Gallo, Lubi Prates, Paulo Ferraz, Anna Zepa, Thiago Cervan, Ana Estaregui, entre outros.

Ainda 2018 fui finalista do Prêmio Nascente USP, e no ano seguinte fui agraciado com prêmios e menções honrosas da Academia de Letras da Grande São Paulo (concurso de crônicas Nicola Tortorell), Câmara Legislativa de Santa Maria (Prêmio Lira Ripol de Poesia) e Prefeitura de Suzano (Concurso de Contos “Despertar Literário na Cidade das Flores”).

 

No final de 2019, fui um dos vencedores do edital de criação e publicação de obras literárias do PROAC (Programa de Ação Cultural), com meu livro de contos “Mais Brilhante que Mancha de Óleo Boiando no Córrego”, que foi publicado em 2021 pela editora Patuá.

20221218_005855_edited.jpg

 

Sou também professor de Literatura e Produção de Texto. Trabalhei durante cinco anos com o Cursinho Popular do Núcleo de Consciência Negra, e hoje sou professor no Cursinho Popular da Poli. Também dou aulas particulares para alunos do ensino médio e vestibulandos, assim como ofereço cursos de escrita criativa, serviços de revisão e leitura crítica, ghostwriting e demais labores de escriba pós-moderno.

Para adquirir um exemplar do meu livro, agendar uma aula, contratar meus serviços de assessoria textual ou apenas dar um alô, entre em contato comigo pelo e-mail zuni.plinio@gmail.com 

Portfólio e Depoimentos

bottom of page